5 dicas para músicos sobre áudio profissional para bandas

Tão importante quanto os ensaios, o áudio profissional para bandas faz muita diferença na hora da apresentação, momento onde é preciso conquistar o público e mostrar todo o talento do grupo. Saber escolher os equipamentos corretos e fazer as regulagens dos instrumentos e microfones faz parte dos atributos de um músico, logo, não precisamos ensiná-los sobre como fazê-lo, certo?

Mas o que vamos falar aqui é sobre a importância de investir em bons equalizadores e saibam ajustar o mix para que o resultado da apresentação seja harmônico para o espectador que estará assistindo ao show. Para te ajudar a entender mais sobre isso, separamos algumas dicas sobre o áudio profissional para bandas.

Como ajustar o áudio profissional para bandas em cinco dicas?

Para que sua banda faça uma apresentação que conquiste o público é preciso estar com o som ajustado e em perfeito sintonia. Veja algumas dicas de como apresentar um áudio profissional para bandas:

Saiba ajustar o mix – Vozes e instrumentos precisam estar no mesmo nível, sem que um som sobressaia mais que os outros, impedindo que o resultado seja harmonioso. A dica é fazer uma passagem de som para que todos os integrantes tenham o áudio calibrado para a apresentação.

Tenha o microfone certo – Em alguns eventos não é possível escolher o microfone, mas quando for possível, escolha sempre um que tenha baixa impedância e com saídas balanceadas, esse é o melhor tipo de produto para a sonorização em eventos ao vivo. Por falar em microfones, evite que uma mesma fonte seja captada por mais de um microfone.

Qual é a dica para a equalização? A melhor forma de equalizar um sistema é testando todos os instrumentos e microfones, encontrando a frequência certa e fazendo os ajustes necessários para acertar a resposta das caixas de som, sempre pensando na melhor experiência auditiva de quem irá assistir à apresentação da banda.

Não deixe de fazer a passagem de som – A passagem de som é aquele momento antes do show onde tudo é ajustado, a equalização, o mix e todos os amplificadores são testados. Essa é a hora de definir esses detalhes e deixar tudo pronto para o show.

Verifique a lista de equipamentos do espaço – Tocar em lugares novos é o sonho de todo músico, mas é preciso checar os equipamentos de áudio profissional que a casa possui e verificar a necessidade de o grupo levar seus próprios aparelhos. Essa é a melhor forma de garantir que tudo saia como o esperado, sem ter surpresas desagradáveis quando chegarem para tocar.

 




Deixe um comentário