Assessoria fiscal: entenda o que é e por que contratá-la

A consultoria fiscal é um serviço prestado por profissionais da área de contabilidade com o objetivo de adequar os gastos tributários de uma empresa com a realidade financeira, a fim de reduzir o pagamento da carga tributária. No Brasil os encargos fiscais se tornam uma despesa significativa para as contas das empresas, com tributos obrigatórios que consomem até 34% do que uma empresa conquista, o que torna nosso país o sexto com maior carga tributária do mundo.

Sendo que deste valor 15% se refere à alíquota básica de Imposto de Renda da Pessoa Jurídica, além dos outros impostos obrigatórios como Imposto sobre Produto Industrializado (IPI), Contribuição para o Programa de Integração Social (PIS), Contribuição Social sobre o Faturamento das Empresas (COFINS), Imposto aplicado sobre Movimentações Financeiras (CPMF), Imposto sobre Importações (II), Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS), Imposto Sobre Serviços (de qualquer natureza) (ISS), e Contribuição Previdenciária para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Há outros tributos e obrigações que um empresário terá como despesas, dependendo do setor que ele atua. Através da assessoria fiscal esses impostos serão levantados e analisados, para que o empresário possa se manter em dia com essas obrigações, sem gerar multas e outras punições que venham a afetar sua empresa.

Devo contratar uma assessoria contábil?

Se você quer verificar se está em dia com os tributos obrigatórios ou encontrar formas de reduzi-los, a assessoria contábil é um serviço essencial. O contador tem o conhecimento necessário para analisar a área fiscal da sua empresa e listar os impostos devidos, a situação de cada um deles e se há como impedir perdas financeiras desnecessárias. Feito a análise, o profissional te orientará sobre as estratégias que devem ser seguidas para que sua empresa tenha a carga tributária reduzida, buscando oportunidades legais para economizar com o recolhimento de impostos.

Sabia que há como buscar incentivos fiscais ou fazer a revisão fiscal para realinhar a empresa com a realidade fiscal da qual ela pertence? Essas e outras medidas devem ser tomadas após a assessoria fiscal. O melhor é que este serviço pode ser realizado em qualquer etapa da história de uma empresa, empreendedores que estejam analisando quais serão as despesas que terá; ou ainda empresários já consolidados no mercado e que estejam interessados em reduzir os encargos que estão prejudicando a saúde financeira da empresa. Sua empresa só tem a ganhar com este serviço, podendo ser a melhor forma de reduzir gastos e aumentar seus lucros.




Deixe um comentário