Como deixar uma obra mais segura

O tema segurança é algo que é essencial, sobretudo em um local como um canteiro de obras, que oferece tantos riscos à saúde e à integridade física dos trabalhadores, por conta de um sem número de materiais, de caminhos tortuosos, de equilíbrio em grandes alturas ou andaimes, entre outros fatores. A seguir, apontaremos dois elementos fundamentais para deixar uma obra mais segura:

A tela tapume, feita de um tipo de polietileno, de alta resistência e densidade, serve como sinalizadora em construções, além de se tratar de um item que demarca visualmente uma área, na qual as pessoas não deverão penetrar, pela possibilidade de acidentes.

Em geral, são feitas na cor laranja e seu design é como uma malha, ou rede, retangular, à venda em rolos com as medidas de 50 m x 1,20 m, que é o padrão estipulado por prefeituras no país. Há ainda telas com formato losangular, em tom amarelo.

Outro item muito importante é a sinalização de segurança. Sua função é a de deixar absolutamente claras todas as informações importantes do canteiro de obras.

Por isso, o recomendado em treinamentos de segurança do trabalho é a observação atenta e constantemente todas essas placas e cartazes, para evitar acidentes e riscos.

Conforme dizem alguns especialistas no assunto, o uso desse tipo de sinalização é tão importante quanto o próprio equipamento de proteção – como óculos, luvas e botas.

A comunicação, nesse caso, deverá ser muito clara, direta, disposta em locais com boa visibilidade. Primordialmente, deverá ser, inclusive, não-verbal – contendo apenas imagens. Ou, ao menos, poucas palavras, para ajudar na rápida assimilação. O cuidado nesse tipo de sinal é o excesso, pois poderá confundir, em vez de esclarecer o trabalhador, que correrá riscos do mesmo jeito.




Deixe um comentário