Como fugir do desemprego em tempos de crise

Para se dar bem na situação atual de desemprego no Brasil, jovens e adultos buscam programas de ensino e qualificação como Pronatec e Educa Mais Brasil. Desemprego é maior para quem não tem qualificação, o mercado de trabalho tem buscado cada vez mais por profissionais qualificados, que busquem aperfeiçoamento não apenas prático, mas teórico também. Buscando erradicar a pobreza e as desigualdades sociais do país, o Governo Federal tem investido cada vez mais em programas de incentivo ao estudo.

Educa Mais Brasil

Educa Mais Brasil é um programa que oferece bolsas de estudo para ensino básico, graduação e pós-graduação. São oferecidas bolsas de estudo de até 70% para alunos que queiram ingressar em escolas ou faculdades particulares. Todos os anos mais de 120 mil bolsas de estudo são disponibilizadas e já foram beneficiados mais de 200 mil alunos em todo o Brasil.

Para participar do Educa Mais Brasil o aluno precisa acessar o site, fazer a inscrição e aguardar por instruções. Caso seja aprovado, o aluno receberá por email uma carta de aprovação, que deverá ser levada até a instituição onde fará a matrícula. A instituição de ensino deve ser parceira do programa.

Pronatec

O programa é um dos maiores e mais efetivos sucessos do país, através dos Cursos do Pronatec,  centenas de milhares de pessoas já conseguiram se especializar, e assim obter mais chance no mercado de trabalho. Atualmente o Pronatec oferece mais de 600 cursos de curta duração, também chamados e cursos profissionalizantes ou livres e mais de 220 cursos técnicos.

Para fazer a inscrição no Pronatec o aluno deve ir diretamente na instituição que oferece o curso, em qualquer período do ano, desde que haja oferta de curso com bolsas.

Em 2016 estima-se que sejam oferecidas mais vagas, sendo que só no primeiro semestre de 2015 foram oferecidas mais de 200 mil vagas em diversas instituições.




Deixe um comentário