Conheça os principais tipos de plásticos usados na indústria e no mundo.

Conheça neste post os sete tipos de plásticos mais comuns usados pela indústria em ordem de facilidade de reciclagem e usabilidade.

Nem todos os plásticos são iguais e o impacto que têm no ambiente depende muito do material de que são feitos. 

Conheça os principais tipos de plástico que existe no mercado, em ordem de facilidade de reciclagem:

PET ou PETE (tereftalato de polietileno)

É o plástico utilizado nas garrafas de bebidas e embalagens de alimentos dado ser o mais ligeiro. A partir deste tipo de plástico são produzidas também fibras têxtis, entre outros produtos.

É o mais reciclável uma vez que pode ser aquecido e voltar a ser moldado quantas vezes se desejar. 

PEAD (polietileno de alta densidade)

A sua aplicação mais frequente é nas embalagens de detergentes e de outros líquidos. Também é usado para fabricar produtos de telecomunicações e para uso sanitário uma vez que é resistente, leve e impermeável.

É um material versátil que pode ser transformado em diferentes produtos. Pode ser reciclado para fazer garrafas, embalagens de produtos de limpeza e peças de mobiliário urbano, por exemplo.

PVC (Policloreto de Vinila)

É comum relacionar o PVC com janelas e canalizações usadas na construção civil uma vez que é um material rígido com uma alta resistência às condições do meio ambiente (é muito utilizado para substituir o ferro, que se oxida).  Porém, a partir do PVC também se pode obter produtos flexíveis, como mangueiras e brinquedos.

A sua reciclagem é feita ao nível industrial. Podem ser obtidos produtos diversos desde solas para calçado a produtos para o lar.

PEBD (Polietileno de baixa densidade)

É leve, impermeável, flexível e muito económico, o que o torna num material muito adequado para embalagens flexíveis de alimentos e cosméticos, sacos e materiais de uso agrícola. 

A sua reciclagem não é tão simples mas podem ser obtidos sacos do lixo, tubos de irrigação ou panelas.

PP (Polipropileno)

É impermeável e leve. Para além disso, possui uma grande resistência ao calor e ao frio, motivo pelo qual é muito usado para embalagens herméticas para alimentos (que podem ser colocadas tanto no micro-ondas como no congelador). Também está presente em material médico (como seringas), tampões ou fibras para estofos e tapetes. 

Frequentemente utilizado nas indústrias automobilísticas e na construção civil, é reciclável e inclui algumas carcaças de baterias automotivas, funis e canudos de plástico.

PS (poliestireno)

É um material muito comum nas embalagens destinadas a serem usadas uma única vez como copos e bandejas de comida, dado ser muito leve. Também é usado em eletrodomésticos e brinquedos. Só pode ser reciclado se não conter restos de alimentos ou rótulos de outros materiais, porém sua reciclagem é Incomum 

Outros plásticos

Não podem ser reciclados porque geralmente são feitos a partir de uma combinação dos seis tipos de plástico citados anteriormente. Exemplo: garrafas de água reutilizáveis de 3 a 5 litros.

Texto original e fonte:




Deixe um comentário