Cuidados que devemos ter com o ar condicionado

Todos já ouvimos alguma vez dizer que ar condicionado não faz bem a saúde, e com toda informação que temos disponível, podemos facilmente saber que isso não é verdade. Se bem utilizado, o equipamento pode aliviar o frio ou o calor e ser aliado da nossa saúde, seja um ar condicionado ou climatizador.

A falta de cuidados com o aparelho de ar condicionado pode resultar em outros transtornos como goteiras, mau cheiro e perda da potência. Quando esses sintomas aparecerem, já passou da hora de fazer uma manutenção no aparelho. Aí, sim, sua saúde pode estar em risco.

Cuidados

Os cuidados que devemos tomar com o aparelho de ar condicionado se referem à sua higienização e manutenção.

Limpar o filtro do aparelho é algo simples e deve ser feito de acordo com informações do manual de instruções – semestralmente ou anualmente. A maior parte dos equipamentos possui um filtro lavável e destacável na parte frontal. Você pode removê-lo e lavar com água e sabão. Outro tipo de limpeza implica em acessar o interior do aparelho, portanto, deve ser feita por um profissional especializado.

Outro tipo de cuidado é referente à utilização do aparelho, dentro das limitações que ele apresenta. Esse cuidado deve ser tomado na hora de comprar ar condicionado como escolher de acordo com suas necessidades. A potência do aparelho, por exemplo, precisa estar de acordo com a dimensão do ambiente.

Deixar o aparelho trabalhando além do seu limite pode reduzir muito a vida útil dele. Utilizar o controle de temperatura e as funções de timer disponíveis nos aparelhos mais novos é uma boa dica.

Seguindo essas dicas básicas, você mantém a qualidade do ar que respira e prolonga a vida útil do aparelho, além de reduzir o consumo de energia e sua conta no fim do mês.


Deixe um comentário