Especial Bolo de Fubá Cremoso

O portal Sabor à Vida Gastronomia fez um saboroso especial contando sobre o Bolo de Fubá Cremoso.

O bolo é uma das receitas mais deliciosas e populares das cozinhas brasileira e rural. Simples e rápido de ser feito, geralmente é utilizado o liquidificador para auxiliar no preparo. Sua massa tem uma textura cremosa e seu sabor é delicado e ao mesmo tempo marcante. Ele é servido tradicionalmente frio. Abaixo você confere sua história e receitas de dar água na boca. Afinal, quem não gosta de um Bolo de Fubá Cremoso?

História

A origem do Bolo de Fubá remonta ao período Colonial, quando o consumo do trigo não era muito difundido no Brasil. As receitas de bolos de milho, em geral, se espalharam rapidamente pelo nordeste e sudeste do país, onde se concentrava a maioria da população do Brasil Colônia.

Neste período, no entanto, o bolo de fubá não era nem um pouco cremoso, porque a massa não levava queijo. A produção e o consumo de laticínios no Brasil só intensificou e popularizou, a partir do final do século XIX. Não é possível datar ao certo quando o Bolo de Fubá Cremoso surgiu, mas alguns historiadores acreditam que isso tenha ocorrido nas fazendas mineiras, no início do século XX, no auge da produção leiteira no Estado. Ele tem relação direta com a popularização do liquidificador no Brasil, a partir dos anos 60. Nas décadas seguintes, a receita se espalhou, principalmente, pelo interior de Minas e São Paulo. Muitas releituras populares surgiram e hoje encontramos não somente receitas tradicionais de Bolo de Fubá Cremoso, mas também, com coco ralado, leite de coco, leite condensado, entre outras.

Receitas

Confira uma seleção de receitas imperdíveis, de dar água na boca!

Bolo de Fubá Cremoso
Bolo de Fubá Cremoso com Coco Ralado
Bolo de Fubá Cremoso com Leite de Coco
Bolo de Fubá Cremoso com Leite Condensado




Deixe um comentário