Impermeabilização de Telhados

Por ficarem expostos a chuva, sol e vento, a impermeabilização de telhados é um serviço essencial para evitar que os fenômenos naturais prejudiquem a estrutura do imóvel.

A água infiltra no cimento e concreto e traz uma série de problemas estruturais, como mofo, bolhas na pintura, degradação dos revestimentos e até a corrosão da ferragem que sustenta a construção.

Lajes, telhados e telhas precisam de um produto selante que venha a impedir a infiltração da água, criando uma barreira protetora que impede a penetração da umidade para dentro do concreto ou cimento.

Tipos de produtos para impermeabilização de telhados

Para telhados, é indicado utilizar produtos líquidos feitos com bases acrílicas. Fáceis de serem aplicados, esses produtos trazem a selagem ideal para áreas externas e impedem a formação de poças.

Outro produto indicado para impermeabilização de telhados são as mantas asfálticas, uma película que é fixada no topo da construção tem vantagens como a maior resistência às variações térmicas.

As variações entre os dois produtos vão desde a acessibilidade em preço, até a aplicação e o tempo de durabilidade. Avaliar esses itens é muito importante para que você consiga fazer a melhor decisão.

Enquanto a tinta acrílica não exige mão de obra especializada, ela tem uma desvantagem de ter uma garantia menor que outros sistemas selantes para telhados.

A manta asfáltica ou aluminizada tem maior durabilidade e é resistente a rasgos. Todavia, sua aplicação exige mão de obra especializada para maior eficácia na aplicação.

Outras alternativas interessantes para impermeabilização de telhados é Poliureia, um produto líquido muito utilizado no setor industrial e que apresenta um ótimo desempenho para selar áreas externas. Com preços medianos, a aplicação de Poliureia deve ser realizada por uma empresa especializada.

Ainda encontramos a opções de impermeabilização com silicone, produto líquido e totalmente flexível que é indicado para telhados e lajes sem tráfego intenso. Leve, prático e muito eficiente, este tipo de produto precisa de mão de obra especializada para sua aplicação.

Motivos para impermeabilizar telhados

A impermeabilização de telhados garante total proteção contra infiltrações, aumenta a segurança do imóvel ao evitar a corrosão da estrutura.

Além disso, os selantes conferem maior conforto por diminuir o impacto causado pelas altas temperaturas, protegendo o espaço da exposição do sol.

Ao deixar o ambiente protegido das variações climáticas, os impermeabilizantes também protegem os telhados das fissuras e trincas que surgem pelo processo de dilatação e contração do concreto diante das mudanças de temperatura.

Por essas e outras razões vale a pena investir em impermeabilização de telhados e garantir maior proteção e segurança para o seu imóvel.




Deixe um comentário