Preparando-se para o Enem 2012 e o Vestibular 2012/2013

Abordamos neste artigo algumas informações e dicas importantes para quem planeja prestar o Enem em 2012 e o Vestibular em 2012/013.

O Cartão de Confirmação da Inscrição para o Enem será enviado para o endereço que o participante informar no ato da inscrição, até o dia 26 de outubro. É possível também imprimir o Cartão de Confirmação por meio da página de acompanhamento da inscrição, no site do Inep.

No Cartão da Confirmação da Inscrição constam diversas informações: número da inscrição, data, hora e local da realização da prova. Também constam a necessidade de atendimentos diferenciados, a opção de língua estrangeira e a solicitação de certificação do Ensino Médio.

Caso você possua alguma necessidade especial, comprovada por laudo médico, ou necessite de atendimento diferenciado, deve indicar isso no Cartão da Confirmação da Inscrição. Se for o caso, indique também o auxílio necessário durante a prova.

Há duas opções de língua estrangeira: inglês ou espanhol. Você deve indicar qual prefere.

Quem não concluiu o Ensino Médio deve preencher atentamente os campos obrigatórios. Pode solicitar Certificação do Ensino Médio toda pessoa que não concluiu o segundo grau em idade adequada e que possui mais de 18 anos no dia de realização do Enem.

A importância do Enem é evidente. A prova é uma oportunidade para adultos tirarem o diploma de Ensino Médio e ingressarem em uma faculdade. Contudo, a prova é longa e relativamente difícil. A pontuação exigida para tirar a certificação de Ensino Médio é alta. Portanto, é necessário preparo para a prova. Quem não dispõe dos recursos para fazer um curso preparatório para o Enem pode fazer uma busca na Internet – por exemplo, buscar no Google por meio das palavras cursinho Enem, pois há cursos on-line que preparam o aluno para a prova.

Muitos alunos que prestam o Enem também prestam o Vestibular. Um curso pré vestibular online é uma ótima ideia para pessoas que não têm tempo de frequentar um cursinho presencial. Além de estudar a matéria, é recomendável fazer Provas de Vestibulares. Essa é uma forma de simular a prova de vestibular que se pretende prestar. Por exemplo, se o aluno for prestar o Vestibular da Fuvest, é uma boa ideia fazer as provas de anos anteriores desse vestibular. Dessa forma, o vestibulando se familiariza com o tipo de questão testado na prova.

Você está estudar para o enem ou para o Vestibular? O 10emtudo, http://www.10emtudo.com.br , é um site para professores e alunos que oferece para seus assinantes, material para Vestibular e Enem e ferramentas on-line que visam a replicar um curso pré-vestibular. Para muitos, serve como um cursinho pré-vestibular online. Assine o 10emtudo e se prepare para o Enem e o Vestibular de 2012.




Deixe um comentário