Prevenir para não Remediar

Manutenção dos sistemas de CFTV – as vantagens da manutenção preventiva

São 17:15, toca o telefone na sala de segurança da XPTO Industria e comércio.

– Pedro, aqui é a Maria João, o Sr. Fernando Gomes quer falar com você e pede que você vá assim que possível à sala dele.

– Ok, estou a caminho, diz Pedro apreensivo e tentando imaginar do que se trata já que não é comum ele ser chamado à presidência.

Pedro segue apressado, chega à sala da presidência e imediatamente o Sr. Fernando Gomes o convida a entrar e já começa a falar.

– Pedro, ontem alguém abriu meu carro e pegou uma pasta com alguns documentos que estavam no banco traseiro, não tinha nada de valor mas haviam alguns documentos importantes então imagino que quem pegou sabia exatamente o que estava fazendo. Precisamos identificar imediatamente o autor desse furto.

Antes que Pedro diga algo o presidente complementa. Ainda bem que investimos aquela verba no sistema de segurança, fazendo referência ao controle de acesso e câmeras que foram instalados há menos de um ano.

Pedro sai apressado e vai para sua sala, chama o Jorge (operador do sistema de segurança) e pede sua ajuda para resgatar as imagens. Eles procuram, mas por ironia do destino eles não encontram as gravações das câmeras do estacionamento e nesse momento descobrem que o HD do NVR que armazenava essas imagens estava danificado há algum tempo, mas nenhum operador percebeu o sinal de “HDD ERROR!!!” que era enviado ao CMS diariamente nos últimos 30 dias.

Bom, dá para imaginar o final dessa história, a sorte do Pedro é que foi o próprio presidente da XPTO que vetou a contratação da manutenção preventiva para “economizar” no que eles entendiam como desnecessário.

Esse fato não foi real, eu criei apenas para ilustrar algo que acontece com muita frequência e é nessas horas que os investimentos feitos em sistemas de segurança deixam de ser investimento para virar despesa.

Muitos clientes entendem que ao comprar um sistema de segurança novo não é necessário contratar uma manutenção preventiva, afinal os equipamentos são novos e tem garantia de 1 ou 2 anos, porém somente a garantia dos equipamentos não é suficiente, todos os sistemas precisam de manutenção, nem que seja apenas para a limpeza das lentes, conectores e vidros das caixas de proteção, verificação das gravações, ajustes nas imagens, ajustes no posicionamento das câmeras que as vezes acabam encobertas por vegetações ou até atingidas por veículos, escadas, etc saindo assim da posição original.

Aí entra o velho ditado que diz: É melhor prevenir do que remediar.

www.prioridade24h.com.br




Deixe um comentário