Psicoterapia Infantil, quando é hora de buscar ajuda

Psicólogo Infantil – Quando é hora de buscar ajuda?

Muitos pais e mães possuem dúvidas sobre o que é um psicólogo infantil e como funciona o atendimento com crianças, além disso é necessário estar atento ao comportamento dos filhos para saber qual o momento de buscar ajuda profissional.psicologo infantil bragança paulista

Ser pai e mãe não é uma tarefa fácil, ainda mais nos dias atuais com a velocidade de informações e mudanças à todo momento. Mudanças essas que impactam diretamente na educação e no comportamento das crianças. Sejam mudanças nutricionais, mudanças na estrutura familiar como divórcio dos pais ou chegada de irmãos, mudanças de hábitos de brincar, como por exemplo a introdução de tablets e celulares para crianças, o acesso à muita informação e as novas configurações escolares. Todos esses fatores interagem e criam um ambiente diferente para cada criança, trazendo reações diferentes também, é nesse momento que os pais e mães precisam olhar cuidadosamente para identificar possíveis sinais de que pode ter algo nessa crianças que está pedindo por ajuda:

Veja 10 sinais que podem indicar que seu filho precisa de uma consulta com um psicólogo infantil:

  1. Choro demasiado, tristeza ou mudança de comportamento repentina
  2. Agressividade
  3. Recusar-se à ir a escolha repentinamente
  4. Sintomas físicos (distúrbios do sono, pesadelos, dificuldade no controle intestinal, fazer xixi na cama)
  5. Problemas nutricionais (dificuldade ou recusa em se alimentar, compulsão alimentar)
  6. Dificuldade ou atraso na fala
  7. Dificuldade ou atraso para andar
  8. Excesso de apego aos pais (pedir frequentemente para dormir com os pais)
  9. Dificuldade de interagir com outras pessoas e crianças
  10. Agitação e falta de concentração

Dentre outros comportamentos que podem ser diferentes para cada criança.

Como funciona o atendimento psicológico infantil?

Em um primeiro atendimento o psicologo normalmente conversa com os pais e cuidadores para entender a queixa, o contexto familiar e a demanda antes de conhecer a criança. Essa consulta é extremamente importante pois faz parte do contexto de atendimento e é a partir dos pais que o psicólogo poderá entender melhor a criança.

Em um segundo momento a criança é levada para a análise e é através do brincar que o psicólogo infantil poderá conhecer melhor a criança e avaliar seu comportamento para então formular um diagnóstico ou não e partir para a intervenção.

O atendimento infantil, assim como qualquer atendimento psicológico clínico se dá em um processo de médio a longo prazo, sendo necessário empenho da crianças e dos pais para que o tratamento possa fluir.

Pais e mães muitas vezes precisam de ajuda para aprender a lidar com seus filhos e vice-versa, não é uma tarefa simples, é uma tarefa que demanda muito e que por vezes parece ser impossível e exaustiva, obter ajuda profissional é uma forma de obter auto conhecimento, aceitação e um suporte para poder seguir em frente de forma mais saudável.

Buscando psicólogo infantil em Bragança Paulista?

Se você está procurando Psicólogo infantil em Bragança Paulista consulte o IIPB através do telefone 11 2277-4283 ou 11 97143-8628, temos profissionais especializados em psicologia infantil e avaliação psicológica infantil.

Esse texto tem caráter informativo, se você se identificou com qualquer sintoma procure um psicólogo.
IIPB – Instituto Integrado de Psicologia Bragança –
 Clínica de Psicologia em Bragança Paulista, Atibaia e região.

 

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry



Deixe um comentário