Recuperação estrutural – O que fazer em ambientes com infiltração

Obras de construção civil precisam passar por manutenções para evitar que problemas de infiltração causem prejuízos irreparáveis para imóveis, pontes, viadutos e outras construções.

Há vários fatores que devem ser levados em consideração em uma obra, mas muitas vezes esses fatores são negligenciados e no futuro trazem problemas estruturais que podem colocar a vida de muitas pessoas em risco.

Um exemplo dos problemas que a falta de manutenção pode causar são os viadutos e pontes da cidade de São Paulo que estão em situação grave, inclusive com um pedido do Ministério Público para que sejam fechados e reforçados.

A recuperação estrutural é o serviço que fará as devidas modificações na estrutura das construções, corrigindo erros que provocaram os problemas e impedindo assim que ele volte a acontecer.

Um exemplo do serviço que pode ser feito neste processo de recuperação estrutural é a aplicação ou troca das juntas de dilatação, cuja função é permitir a dilatação e contração da estrutura sem causar danos como fissuras.

Com as juntas de dilatação, as movimentações de carros nos viadutos, por exemplo, não prejudicarão os elementos estruturais, deixando a obra segura sem risco de rompimentos.

Outro serviço que deve ser pensado neste processo de recuperação é a impermeabilização do espaço que tem contato direto com a água da chuva. As infiltrações de água no concreto geram danos estruturais que podem causar um colapso na construção.

Com a impermeabilização esses danos são reduzidos e o espaço passa ficar preservado de todos os problemas que são causados pela infiltração de água.

Projetos de recuperação estrutural

Para cada tipo de obra será necessário realizar um projeto de recuperação estrutural exclusivo, projetado após uma avaliação no local para que todos os problemas e suas causas sejam listados e para encontrar as soluções mais assertivas.

Além de corrigir os erros, o trabalho de recuperação também visa evitar novos casos de problemas estruturais, pensando em soluções modernas e eficientes para preservar a construção e oferecer maior durabilidade.

Ainda usando os viadutos como exemplo, pode-se dizer que oferecer uma solução para o sistema de drenagem é uma forma de evitar grande parte das patologias do concreto.

Indicando um local para que a água da chuva seja drenada, é possível impedir que um grande volume seja sugado pelo concreto gerando os inúmeros problemas estruturais que esses viadutos apresentam.

Mas há outras obras e imóveis que merecem atenção e uma empresa especializada em recuperação estrutural pode te ajudar neste serviço.




Deixe um comentário