Reforço estrutural aumenta a resistência das peças de concreto armado

Com o passar dos anos, o concreto armado pode se deteriorar e será necessário realizar um reforço estrutural para impedir que edificações sejam interditadas por problemas graves de segurança.

Construções antigas precisam passar por avaliações para identificar as necessidades de uma intervenção que visa o aumento da resistência das peças de concreto armado utilizando outros materiais.

Sobrecargas, movimentações, mudanças climáticas e infiltrações são alguns dos problemas que prejudicam a estrutura de uma construção. Com o tempo, o reforço dessa edificação será necessário para que ela permaneça firme.

Há outras situações que também exigem a aplicação de um reforço, como em casos de reformas com novas janelas, fixação de exaustores, ampliação de lajes, e mais.

Projeto de reforço estrutural

Como toda obra, o reforço estrutural exige uma análise técnica para indicar os locais onde será preciso realizar o reforço. Uma equipe de engenharia deve realizar a avaliação e indicar a melhor solução.

Edificações de pequeno, médio e grande porte podem precisar deste trabalho, para cada uma delas será necessário a identificação dos pontos emergenciais e quais os materiais serão usados.

Vigas, pilares, lajes e até elementos de fundação podem precisar de reforço, pois são os pontos que dão sustentação para a obra.

O projeto de reforço estrutural envolve a solução de problemas como fissuras, corrosão das armaduras, destacamento do cobrimento das armaduras, degradação ou inexatidão do projeto.

Apenas com a avaliação da construção é possível verificar as áreas de reforço e iniciar a obra. Após o diagnóstico é hora de escolher os materiais que serão utilizados para a reforçar a estrutura.

Entre os produtos que podem ser utilizados podemos citar a macrofibra sintética estrutural que é composta de polipropileno e polietileno. Este material serve para substituir as fibras de aço.

Em outros projetos, será preciso tratar a superfície, limpar a ferrugem da estrutura de ferro, aplicar um inibidor de corrosão e então reparar a estrutura com nova camada argamassa de alta resistência.

Como são muitas as possibilidades, a avaliação profissional de um engenheiro é muito importante, assim como a contratação de uma empresa de reforço estrutural que irá realizar todos os procedimentos para aumentar a resistência da construção.

Lembre-se de que reforçar a estrutura é a solução segura para recuperar uma construção com danos e essa etapa precisa de todos os cuidados necessários que apenas profissionais especializados poderão tomar.

 

 




Deixe um comentário