Selagem de juntas na construção civil – Conheça os tipos de selagem

Para efetuar o trabalho de selagem de juntas na construção civil é preciso pensar nas boas práticas de instalação para conseguir um resultado resistente e com acabamento perfeito.

Existe um passo a passo para seguir dentro do processo de aplicação da selagem, entre eles está o projeto de construção que irá identificar as especificações dos pontos que receberam as juntas de vedação.

Ao criar o projeto, é necessário entender a tecnologia de juntas de movimentação e saber as diferenças entre selantes é essencial para escolher o melhor produto.

Indicada para grandes áreas, a selagem de juntas na construção civil se torna um processo importante para impedir problemas nas estruturas que são ocasionados pela expansão e retração da superfície diante da variação de temperatura.

As juntas devem ser tratadas com selantes para impedir que elementos como a água venha a prejudicar a integridade do revestimento ou venha a penetrar nas aberturas. Garantir a melhor vedação é essencial para entregar um projeto com segurança.

Tipos de selagem de juntas na construção civil

O mercado oferece diferentes tipos de selantes, esses produtos apresentam diferentes propriedades, com composições químicas e modo de cura. Esses tipos são:

Silicones: produtos à base de silício e os de cura neutra são os adequados;

Poliuretanos: produtos à base de polímeros sintéticos, produzidos pela reação de poliol e isocianato; e

Silicones híbridos (MS polímeros): produtos à base de poliéster com terminações de silano.

É preciso entender bem a diferença desses selantes, assim você poderá escolher a melhor opção a ser aplicada em juntas pensando principalmente em suas especificações e também no espaço onde ela será aplicada.

O fabricante oferecerá as propriedades do produto usado na selagem de juntas na construção civil, como: dureza, acomodação, módulo de elasticidade, capacidade de extrusão, adesão ao substrato, durabilidade ao intemperismo natural ou acelerado e manchamento de substrato.

A selagem de juntas na construção civil permite dilatações e contrações dos materiais sem que haja fendilhões. Por isso, encontrar o material perfeito para a superfície é muito importante.

A própria marca produtora do selante poderá passar as informações corretas para o uso do material, pensando em todas as características do produto e as avaliações que foram feitas para o melhor desempenho do mesmo.

Encontre o melhor tipo de selagem de juntas e tenha um desempenho melhor nos seus projetos de forma que eles fiquem livres de desenvolverem fissuras e outros problemas estruturais.

 




Deixe um comentário