Sulfato de níquel na decoração da casa

sulfato de níquelJá pensou em decorar sua casa com produtos que tem como componente o sulfato de níquel?

Mesmo que isso nunca tenha passado pela sua cabeça os artigos que usamos para decorar nossas casas muitas vezes passam por um processo chamado galvanoplastia, e este processo acontece a partir do componente químico, sulfato de níquel. Isso também acontece com as bijuterias.

Quando o produto não passa pelo processo de galvanoplastia, certamente ele passará pelo processo de niquelação. Niquelar nada mais é que colocar uma camada de metal, ou seja, inserir o níquel sobre uma superfície.

O resultado da niquelação é um acabamento brilhante, assemelhando a cor da prata. Este resultado é comum bijuterias, alguns moveis e artigos de decoração.

O processo feito através de banho galvânico, ou seja, a galvanoplastia, é um sistema que acrescenta revestimento metálico. Este processo ocorre através da eletrodeposição do respectivo metal, que pode ser feito tanto para as tanto para peças decorativas quanto para uso industrial técnico.

Tanto na niquelação quando no banho galvânico sempre utilizando o sulfato de níquel.

Além destes produtos, o sulfato de níquel também é pode ser encontrado em esmaltes, tinturas de cabelo e laminas de barbear.

Talvez que mais faça o uso do sulfato de níquel sem ao menos notar, são as mulheres. O sulfato de níquel é fundamental no acabamento das bijuterias. Os brincos, colares, anéis e pulseiras, e outros adereços usados pelas mulheres, ganham a cor prateada ou dourada devido aos processo químicos, a quais são submetidos com o sulfato de níquel.

Porém, é importante ressaltar que algumas pessoas apresentam uma reação alérgica ao sulfato de níquel, que em contato com o suor do corpo, tem sua composição química potencializada. Por isso é comum ouvir alguém dizer que é alérgico a bijuteria.

Essa reação alérgica é mais comum em mulheres devido a utilização deste adereços e principalmente pode ocorrer no verão, devido ao calor. No casos dos homens a irritação mais provável vem das laminas de barbear.




1 comentário to “Sulfato de níquel na decoração da casa”

  1. vida e vida disse:

    interessante

Deixe um comentário

Outros textos de "Química"