Usar boné faz o cabelo cair? Verdade ou mito?

Usar boné faz o cabelo cair? Verdade ou mito?

Olá queridos leitores, será que em algum dia da sua vida você já ouviu alguém dizer: “Tira esse boné porque se não você vai ficar careca!”. Inclusive muitos que ouvem essa frase o deixam de usar para evitar a “temida calvície”. Esse problema afeta principalmente os homens e que os deixam bastante irritados e tristes. Mas será que é o boné o causador de tanta tristeza?

Bom na verdade toda essa conversa é mito! O boné não resulta na queda de cabelo. Entretanto, o uso errado do acessório pode agravar alguns problemas capilares, como caspa e fraqueza dos fios na raiz. Esses, sim, são fatores que fazem o cabelo cair.

A maioria dos homens apresenta a calvície chamada de alopecia androgenética, onde a principal causa está relacionada com a hereditariedade e os hormônios masculinos, ou seja, a genética que promove a atrofia dos folículos (bulbos) capilares e aceleram a queda definitiva. Há outros fatores que contribuem para a queda de cabelo excessiva, como o excesso de oleosidade, como a dermatite seborréica, produtos químicos, distúrbios da tireóide, alimentação ruim, carência de vitaminas, certos medicamentos e estresse.

Mas nada melhor que tomar alguns cuidados se você é adepto ao uso dos bonés, não é mesmo? Não se pode deixar de usar aquele lindo acessório largado num canto para evitar a calvície. Então vamos as dicas:

Dicas

 

  • 1. Alimente-se bemcarne bovina

Sua dieta deve ser enriquecida com um consumo frequente de carne vermelha que irá ajudar a prevenir a queda do cabelo. Em conjunto com cereais, legumes e sementes ricos em ferro, zinco e cobre que garante melhores resultados.

São esses nutrientes, em conjunto com a proteína da carne, que dão aquele empurrãozinho para evitar que você fique careca.

 

 

  • 2. Pare de fumar!

pare de fumar

Quando falamos de drogas já sabemos que causamos inúmeras consequências em nosso corpo, mas nesse caso em especial, vamos falar do cigarro.

As substâncias presentes encontradas no cigarro (e não importa se você fuma só as vezes) não só contaminam seu sistema respiratório, como também comprime seus vasos sanguíneos, prejudicando a circulação.

O resultado disso é que deixam de chegar ao couro cabeludo as quantidades necessárias de oxigênio e de nutrientes para fazer os  fios crescerem. Se isso acontece, não demora muito para que o fio morra sem chance de ressuscitação.

 

  • 3. Cuide de seus cabelos

Não durma e nem use boné com o cabelo molhado, isso é

um perigo para quem não quer ficar careca. Quando você dorme com os fios úmidos, fungos podem proliferar no couro cabeludo e enfraquecer os fios.

Se você não consegue lavar os cabelos mais cedo, para que ele de tempo consiga secar sozinho, use um secador, mas com moderação. O uso excessivo desse equipamento pode acabar enfraquecendo e quebrando seus cabelos.

Usar penteados muito apertados, como os famosos coques samurai , os dreadlocks, moicanos com muito gel e com as laterais raspadas, são péssimos para quem quer continuar com os fios na cabeça.

Use shampoos adstringente e condicionadores de fortalecimento dos fios, logo após que lavar com o shampoo, passe um pouco de máscara de hidratação (se você homem que está lendo isso, não faz ideia do que estou falando, pergunte à uma mulher, ela saberá lhe dizer) deixe por alguns minutos nos fios, volte a enxaguar e finalize com o condicionador.

Você pode usar um tônico capilar antiqueda de vez em quando para fortalecer os fios.

 

  • 4. Cuide da Saúde

 

homem observando a calvície

Você sabia que o excesso do hormônio masculino, a testosterona, tende deixar o homem careca?

Segundo especialistas, isso acontece porque a testosterona deixa os fios mais fracos. Dentre os males esse é o menor, pois é um problema que pode ser tratado por um dermatologista, por meio de indicações de remédios a base de finasterida, por exemplo.

 

 

 

Áh, a última e mais importante…

 

  • 5. Use bonés

A não ser que você esteja com os cabelos molhados (pelo mesmo motivo pelo

homem de bonéqual você não deve dormir com os fios úmidos), bonés e chapéus são grandes aliados na hora de proteger o couro cabeludo do calor do sol e do frio.

Embora sejam fatores naturais, se você não cobre seus fios devidamente, as temperaturas extremas e os raios ultravioletas fragilizam a raiz dos cabelos.

 

E aí, gostou das dicas? Claro que se você já está careca não existe muita coisa a se fazer sobre o problema, mesmo assim eu tenho solução pra você! Use bonés! Os bonés e chapéus podem ser de grande ajuda, já que disfarçam bem a calvície. Nada melhor que usar um acessório de qualidade pra ti deixar ainda mais bonito e charmoso no dia a dia.




Deixe um comentário