Vedação de juntas – qual a importância delas no seu projeto?

A vedação de juntas é um método importante nos projetos de construção civil por oferecer uma série de funções que melhoram a segurança da estrutura diante das deformações que podem acontecer nos processos naturais de movimentação e mudanças térmicas.

As juntas são aberturas nas camadas de revestimentos feitas de forma estratégica e então preenchidas com selantes. O mercado oferece diferentes tipos de juntas e de selantes e durante o planejamento da obra é necessário escolher o melhor as juntas e o tipo de vedação.

A escolha do tipo de junta e de vedação que serão aplicados deve ser feita a partir de estudos sobre as especificações dos materiais, para poder garantir todas as funções que estas aberturas oferecem.

Importância da vedação de juntas

Após a aplicação das juntas, é preciso preenche-las com um material selante para fazer a vedação.

A vedação de juntas é essencial para trazer uma série de benefícios para a obra, como:

  • Evitar a passagem de água, ar e resíduos para o interior da edificação;
  • Permitir a movimentação de retração ou expansão do cimento;
  • Atenuar a transferência de esforços ou de tensões sobre a superfície;
  • Impedir a intrusão de sólidos;
  • Permitir mudanças de planos de fachada;
  • Acomodar pequenas variações dimensionais;
  • Entre outras.

No projeto deve ser definido os tipos de juntas a serem preenchidas com selantes e quais os selantes deverão ser utilizados. Esses detalhes devem ser analisados e projetados para que ofereçam o melhor resultado para a edificação.

Propriedades dos selantes

Tão importante quanto fazer a vedação de juntas é escolher um produto de alta qualidade que venha a garantir todos os benefícios esperados desta instalação.

Para isso, procure um fabricante que ofereça garantia do fabricante quanto às propriedades físico-químicas e mecânicas. Desta forma você terá a certeza da maior durabilidade da instalação.

Você deve avaliar a fluidez, o período de cura, a adesividade, a viscosidade, a dureza, a resistência, a oxidação, a compressibilidade, a elasticidade, a resistência à fissuração e coesão.

Todos esses elementos são importantes na hora escolher o material para vedação de juntas. Existe um tipo de selagem que é mais indicado para o tipo de superfície e esses aspectos devem ser avaliados.

Confiando em uma empresa de juntas de vedação você consegue encontrar todo o material necessário para a realização da obra, tendo todo o apoio da fabricante para conseguir os dados e especificações que deverão estar no seu projeto.

 




Deixe um comentário